Bem-vindo à Associação Saúde da Família

saudedafamilia.org

Publicações
Periódicos


PUBLICAÇÕES



Neste espaço são divulgadas as publicações próprias da ASF, bem como de seus membros, amigos ou colaboradores que tenham relevância para a Saúde como um todo

Medicina, Saúde e Sociedade



O livro reúne as opiniões e apresenta as análises do Prof. Jatene sobre a Universidade, o ensino médico, as políticas de saúde e a prática da medicina no Brasil.

Prof. Dr. Adib D. Jatene
Presidente do Comitê Técnico Científico da ASF

 
Biodisponibilidade de Nutrientes

Este livro, coordenado pela professora Silvia M. Franciscato Cozzolino, com a participação de sua equipe de colaboradores, se propõe a fazer uma revisão, uma atualização e a publicar o que existe sobre o tema biodisponibilidade de nutrientes, mostrando também os trabalhos e as pesquisas que têm sido realizados sobre esse tema. É preciso ressaltar que, entre os grupos de excelência que trabalham na área de nutrição em nosso país, a equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas é, por sua tradição no ensino de graduação e pós-graduação, em pesquisas e atividades comunitárias, uma vanguarda e altamente categorizada para apresentar e discutir problemas relacionados à biodisponibilidade de nutrientes. O cuidado no planejamento do livro, os vários temas abordados e a orientação seguida pelos colaboradores resultaram em uma publicação séria, atualizada e capaz de se tornar referência básica aos interessados e estudiosos do assunto.

Organizadora e Colaboradora: Profa. Dra. Sílvia Maria Franciscato Cozzolino e equipe.

Edição:Editora Manole Ltda - 1ª Edição - 2005

Vínculo Mãe / Filho
Diretor-Presidente da Associação Saúde da Família no biênio 2001 a 2003 e atual membro do comitê cientifico, o Prof. Dr. Fernando José de Nóbrega, da ASF, lançou o livro Vinculo Mãe / Filho que tem sido relevante fonte de consulta para profissionais de saúde de todo o país.

Fruto da preocupação com a relação existente entre distúrbios nutricionais e o vínculo mãe-filho, este livro contribui não apenas para profissionais de saúde, mas para todos que tenham interesse em conhecer melhor os mecanismos desta relação.

Autor: Prof. Dr. Fernando José de Nóbrega e Colaboradores.
Editora Revinter

AIDS: prevenção porta a porta
Este livro foi escrito pelas equipes de Saúde da Família de doze Unidades de Saúde da zona leste da cidade de São Paulo. Mais de 85% dos autores são Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O projeto deste livro tem como missão contribuir para a melhora da qualidade de vida da população brasileira, por meio da prevenção ao avanço da epidemia do HIV/AIDS no Brasil, e a democratização dos processos de disseminação da informação utilizados no âmbito do Programa Saúde da Família.

Organizadores: Maria Eugênia Lemos Fernandes, et. al.

Edição português/inglês: Associação Saúde da Família / Ed. Hucitec - 2004
AIDS: Tudo o que você sempre quis saber e teve coragem de perguntar
Esta é uma cartilha produzida através de uma seleção das mais frequentes perguntas feitas por mulheres que trabalharam em prédios de prostituição no centro de São Paulo entre os anos de 1991 e 1992. O livro apresenta respostas objetivas de médicos profissionais de diferentes áreas relacionadas a sexualidade, ginecologia e DSTs.

Dra. Verónica Hughes e colaboradores

Editora: Gráficos Burti Ltda
Experiência do Projeto AIDSCAP no Brasil
Iniciado em 1991 e finalizado em 1997, o projeto AIDSCAP - Aids Controle e Prevenção - foi implementado no Brasil, através de convênio da Associação Saúde da Família com o Family Health International - FHI. Um total de 49 projetos foram financiados, possibilitando trazer à realidade projetos de ONGs parceiras, que apresentavam inovações nos projetos de intervenção. A publicação descreve os resultados dessas experiências.

Organizadores: Maria Eugênia Lemos Fernandes, Luiz Antonio V. D'Angelo e Elisabeth M. Vieira.

Edição português/inglês: Associação Saúde da Família / Ed. Vozes - 1999
Adoção de condom feminino no Quênia e no Brasil: perspectivas de mulheres e homens - uma síntese
Em 1994 a Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional iniciou um processo para a adoção de 30.000 unidades de preservativos femininos no Brasil, com o objetivo de realizar três estudos de aceitabilidade. Esta publicação é resultante de um desses estudos cujo protocolo foi elaborado pelo Family Health International - FHI, em parceria com a Associação Saúde da Família - ASF, e responsáveis pela implementação do projeto AIDSCAP no Quênia.

Autores e co-autores: E. Maxime Ankrah, Sera A. Attika, Suzana Kalckmann, Marina Ferreira Rea, Wanjiku Kabira, Joseph Ruminjo, Wambui Wa Kanji, Wilza Vieira Villela, Elisabeth Meloni Vieira, Maria Eugênia Lemos Fernandes e Janet Haymam.

Organização da Edição Brasileira: Suzana Kalckmann - 1998
Adolescentes, Jovens e a Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde - Um estudo sobre fecundidade, comportamento sexual e saúde reprodutiva
Este estudo foi realizado pela BEMFAM, em parceria com a Divisão de Saúde Reprodutiva do Centers for Disease Control - CDC, Associação Saúde da Família - ASF, UNICEF e a Coordenação Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde. A publicação traz informações sobre características da população de jovens, fecundidade, comportamento sexual, anticoncepção, saúde materno-infantil, além de conhecimentos e atitudes em face das DST/AIDS. É um importante instrumento de consulta para formuladores e executores de políticas e programas sociais, e membros da comunidade científica.

Autores e co-autores: BEMFAM - Elisabeth Anhel Ferraz e Inês Quental Ferreira CDC - Leo Morris ; UNICEF - Carolina Siu ; MS/Coord.DST/AIDS - Inocência Parizi Negrão.

Edição: CDC - 1999
Seminário Gravidez na Adolescência
A publicação reúne artigos apresentados no seminário "Gravidez na Adolescência", realizado em julho de 1998, no Rio de Janeiro. O Seminário foi organizado pela Associação Saúde da Família - ASF, com o apoio do Ministério da Saúde, UNICEF, CEPIA e IPEA. O livro traz informações e recomendações relevantes sobre gravidez na adolescência no Brasil.

Organizadores: Elisabeth Meloni Vieira, Maria Eugênia Lemos Fernandes, Patricia Bailey e Arlene McKay.

Edição: Associação Saúde da Família - 1998
Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis - Manual de Planejamento e Coordenação de Programas
Este manual de DST detalha estratégias utilizadas na prevenção das DSTs, através de mudanças de comportamento, e do uso de preservativos. Apresenta estratégias práticas e inovadoras para o diagnóstico precoce e tratamento das DSTs.

Organizadores: Gina Dollabetta, Marie Laga, Peter Lamptey.

Organização da Ed. Brasileira: Maria Eugênia Lemos Fernandes, Luiz Antonio V. D'Angelo, Elisabeth Meloni Vieira e Pedro Gabriel Godinho Delgado.

Edição: Associação Saúde da Família/ Editora Te Corá - 1997
Mulher e Aids Sexo e Prazer Sem Medo
A publicação aborda questões relativas à AIDS, à contracepção e às demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), numa perspectiva de gênero. Pretende contribuir para o esclarecimento de questões em relação à AIDS, assim como a ampliação das ações educativas de prevenção contra DST/HIV/AIDS, junto a diferentes setores da sociedade. O livro contém cartelas para um trabalho dinâmico com grupos e tem tido grande procura por parte de instituições que trabalham com a prevenção de HIV/AIDS, voltadas para a mulher.

Autores e co-autores: Regina Maria Barbosa, Suzana Kalckmann, Silvana Afram, Alma Aldana.

Edição: Projeto Gráfico - Casa de Edição - 1994
© Copyright 2005, Comunicação Audiovisual ASF